It´s all about your happiness!

By Wedding Tailor & Planner Rui Mota Pinto

Meet the "Beliefers"


I am a Beliefer

Small Interview for Belief Wedding Planners Community

What’s the best part of being a wedding planner?

Rui Mota Pinto: Making dreams come true! Making people happy! Looking at all the smiles at the end of the day! That is what this is all about. I just want to tell real love stories. From common people that always have an amazing love story to tell. Just want to make people smile and happy!

What was the biggest challenge you ever faced as a wedding planner?

Rui Mota Pinto: I am wedding creator, which is more than a simple planner. So conceptualizing all weddings in a different way and mood with very strong concepts is my biggest challenge. Every day I try to create new ideas, new stories, new ways to tell those love stories. Every day I meet with my biggest challenge and, when I overcome it, a new big challenge is waiting at the corner for me to take. That is what drives me on, what makes me so passionate about my work. I cannot imagine myself working on a basis of repeating week after week ideas, or simply planning weddings without any creativity. I guess my biggest challenge is my to control my own imagination.

Which book, movie or country every wedding planner should read/watch/visit?

Rui Mota Pinto: Not a country, but a city.... definitely New York! Not a movie, but a show…Circ du Soleil always! One of my biggest creative inspiration. You must see it to understand its perfection ! .

What was the most exciting/heart touching moment you lived as a wedding planner?

Rui Mota Pinto: Ohhhh there are so many! All the moments when the ceremony ends with the kiss is so emotional for me. After so many months planning a day with a couple to see them finally saying “Yes” is something very special. Also one moment that is very special for me was when a groom wrote e book for the bride and ask me to write the preface. It was very emotional to see how important we are sometimes in the couples’ lives.

If you had to choose a place to do your own elopement wedding, where would you go?

Rui Mota Pinto: New York, without hesitating. A very small and intimate ceremony in the top of the Empire State Building. I would also take some photos in Central Park and a small intimate but fun party by the lake or at the river. Only with our closest family members and one or two best friends. Next day, I ‘d do a street wedding session in the streets of New York!

Ter ou não ter Wedding Planner!

Será mesmo uma questão necessária?

10 | abril | 2017 - Crónica para o I Love Blog - I Love Brides

“O nosso orçamento não permite ter um Wedding Planner”
“Não precisamos de um Wedding Planner "
“O espaço que escolhemos já tem um Wedding Planner”
“A minha mãe / melhor amiga está a ajudar nos a organizar tudo"

Estas serão talvez as frases que mais vezes oiço de casais que estão a organizar o seu casamento.
E se ter alguém de família ou amigo a ajudar na organização pode ser muito divertido e fazer até todo o sentido para que esta “jornada” seja mais intima e emotiva, não fará sentido sem apoio profissional e as 3 primeiras afirmações não são normalmente verdadeiras.

Contar com o organizador de casamentos do espaço assumindo que ele é um Wedding Planner será talvez o maior erro dos casais actualmente.
Facilmente perceberão a diferença entre estes 2 profissionais colocando estas simples questões ao organizador do espaço:
1. Irá acompanhar-nos ao longo do processo nas reuniões com os fornecedores e provas de vestido, fato do noivo e bolo por exemplo ou criará os nossos convites e o conceito do casamento?
2. Fará toda a gestão do orçamento?
3. Negociará com todos os fornecedores e analisará todos os contratos?
4. Pesquisará fornecedores para todos os serviços que necessitamos e coordenará tudo com eles durante todo o tempo mesmo nos processos não directamente ligados com o espaço?
5. Tratará de toda a burocracia e licenciamentos?

Por outro lado resumir a ajuda no planeamento de um casamento e de todas as suas envolventes somente com amigos e família criará 2 problemas com os quais o casal terá dificuldade em lidar:
1. No dia do casamento esses amigos ou familiares não vão aproveitar o dia para poderem organizar tudo;
2. Irão ao longo do processo influenciar os noivos com opiniões pessoais, muitas vezes excluindo informações úteis e precisas e esquecendo se de fazer uma análise fria e independente, levando muitas vezes os noivos a escolhas erradas apesar de bem intencionadas.

Estabelecer prioridades, definir um caminho preciso tendo como base informações reais, úteis e profissionais será indispensável para conseguirem cumprir o orçamento. Mesmo tendo inicialmente um esboço básico é importante estabelecer objectivos e prioridades de gastos para que o orçamento não se torne descontrolado.
A menos que não exista qualquer tipo de limite no vosso orçamento terem alguém profissional a guiar vos neste processo é essencial.

Pesquisar, analisar, negociar e reservar os fornecedores é grande parte do planeamento do casamento.
Embora seja uma parte importante, é de longe a parte mais fácil para um Wedding Planner especialmente se os noivos definirem o seu orçamento.
Os Wedding Planners tornam esta parte fácil para casal , referindo fornecedores profissionais, analisando seus contratos, encontrando o fornecedor adequado ao conceito do casamento e ao vosso orçamento e coordenando todos os detalhes com esses fornecedores.
A forma como um Wedding Planner negoceia estes fornecedores pode ser também um trunfo importante quer no orçamento, conseguindo descontos e condições especiais quer também criando condições para que com todas as mais valias que consegue para o casal com os vários fornecedores acabar por ver o seu serviço como que “pago por ele próprio”.

No fundo o casal acaba por contratar um profissional que será uma mais valia de valor inestimável, pagando esse mesmo serviço com todas as mais valias que o serviço em si consegue para os noivos.
È talvez o investimento mais coerente, seguro e de maior retorno que existe num casamento.

Talvez muitas das coisas que um Wedding Planner faz o casal poderia fazer se tivesse o tempo para localizar, pesquisar, comparar preços, verificar referências, e reunir com os fornecedores uma e outra vez.
Se juntarmos ao tempo o custo que tudo isto significa, facilmente começamos a perceber que não fará tanto sentido assim perguntar mos “Ter ou Não ter um Wedding Planner?”

A parte complicada vem quando é preciso combinar todas as peças de uma máquina que tem deestar oleada na perfeição.
Num casamento típico, somente nos sete dias que antecedem o casamento um Wedding Planner enviará centenas emails, fará dezenas telefonemas por dia e dos seus dedos sairão várias centenas de mensagens de texto. Reunirá dezenas de vezes com o seu staff e fornecedores e passará horas intermináveis no teclado de um computador a idealizar o timeline perfeito e a garantir que todos estão coordenados no vosso dia com vista a que tudo seja perfeito.
Isto pode ser stressante quer para o casal quer para o tal amigo ou familiar, mas para um Wedding Planner faz parte do seu dia a dia e da sua profissão.

Continuará a fazer sentido a tal questão: Ter ou Não Ter um Wedding Planner?

Um dos erros mais comuns dos casais no seu casamento é não contratar um profissional experiente, respeitável, certificado e com excelentes referências no mercado.

É certo que nem sempre o orçamento permite ter todos os profissionais que gostariam, mas o meu conselho será listarem por categoria esses profissionais e serviços e dar prioridade aos que sabem que terão mais importância e maior contributo para que o dia seja de facto inesquecível.
Existir alguém no comando, que vos possa guiar nessas escolhas, que seja um ponto de contacto para todos os fornecedores e que encerre em si todo o planeamento e coordenação de todos os detalhes é essencial para que todos os fornecedores saibam o que fazer, quando fazer e em que condições fazer.

Pensar que este trabalho pode ser feito pelos próprios noivos é esquecer o mais essencial de tudo num casamento:
Este é o dia que devem estar totalmente focados em desfrutar do vosso dia e de tudo o que planearam viver com todos os amigos e familiares, não se preocupando com telefonemas de fornecedores ou tentando descobrir como obter energia para ligar o sistema de som.

Uma coisa tenho a certeza após todos estes anos de carreira, a grande maioria dos fornecedores sérios e profissionais de casamento vai fazer os impossíveis para fazer do seu dia algo especial e inesquecível e fará tudo o que puder para vos ajudar com toda a paixão e dedicação.
No entanto, essa dedicação resumir se á área de especialização de cada um deles e nenhum irá assumir um papel que não é o dele nem para o qual não está preparado.
Esse papel indispensável para que de facto tudo seja perfeito é o papel de um Wedding Planner.

No final, conseguir o apoio e ajuda da vossa família e amigos, juntando a isso o saber de um profissional que vos possa ajudar a planear, coordenar, organizar e gerir todo o processo fará toda a diferença para terem um casamento único e memorável.

Fará ainda sentido o título que escolhi para esta crónica?

A resposta deixo para a próxima crónica onde darei alguns conselhos para a escolha do Vosso Wedding Planner perfeito!!

Crónica de Opinião

QUERO SER UM WEDDING PLANNER.....
BASTA ADICIONAR ÁGUA!

Crónica na Revista EVENTOS DE SONHO
Ser Wedding Planner é hoje muito mais do que uma simples moda.
Parece ser o trabalho mais fácil de se conseguir.
Se olharmos para a quantidade de pessoas e empresas que actualmente usam essa denominação torna se evidente que ser Wedding Planner parece ser somente uma questão de, citando a famosa apresentadora americana Oprah, “Adicionar água, e boom: Wedding Planner!”

Vivemos tempos confusos! De todo o lado e de todas as áreas surgem pretensos Wedding Planners que sem qualquer formação, especialização ou experiência conseguem “enganar” o mercado e os noivos, apresentando um “todo feito de nada”!

Assusta-me mais que tudo o grau de injustiça para todos os casais que procuram alguém que os acompanhe, que os ajude, que os guie e que lhes possibilite um dia inesquecível e único!

Calcula-se que apenas 10% a 15% do mercado tenha actualmente condições para obter uma certificação internacional Se isto não é assustador deve pelo menos colocar-nos a todos a reflectir o caminho a seguir.

Para que os noivos possam ter uma melhor base de suporte na sua avaliação quando contratam um Wedding Planner é importante que questionem. Peçam fotos de casamentos reais e não fotos de sessões editoriais que não são mais do que “máscaras do que não se faz”.
Questionar a experiência de um profissional não é colocar em causa o seu trabalho, mas sim garantir que estão a contratar alguém que sabe o que faz e que não usará o vosso casamento como experiência de principiante “a ver se tem jeito”!
Alguns exemplos que hoje em dia nos deparamos quando fazemos uma pesquisa por Wedding Planners no mercado e que não o são:
Donos de espaços, Fotógrafos, Dj´s, Floristas, Designers Gráficos, Bloggers, Empresas de aluguer de material e decoração, Editorial Photo Users and Stealers Wedding Planners, Sites de casamentos Tudo serve para se apresentarem ao mercado como Wedding Planners.

Como Wedding Planner trabalho em parceria com alguns destes especialistas nas suas áreas, criando as condições para que cada um desenvolva a sua especialidade da melhor forma.
É inquestionável a importância e a mais-valia de cada um deles no mercado.
São eles que na maioria das vezes possibilitam por em prática todas as ideias e todo o conceito que crio.
Mas cada um deverá especializar se e dedicar se à sua área para que os noivos possam de facto ter um casamento de sonho.

Sendo eu especialista em Wedding Planning não me devem pedir para tirar fotos, ou ser Dj por exemplo.
Qual o sentido destes profissionais muitas vezes quererem fazer o trabalho de Planning para o qual não estão preparados nem especializados?

Por outro lado surge a nova “moda” das sessões editoriais propositadamente para “fingir” e terem algo para mostrar aos noivos mais distraídos. Ou mais grave, mas muito comum, utilizam fotos de outros profissionais, sites ou blogs para referenciarem o trabalho como seu.
Compreendo que no inicio da carreira seja importante usar imagens referenciais.
Mas é obrigação de um bom profissional informar publicamente, e aos noivos, que essas imagens não são de casamentos reais feitos por si ou que pertencem a outro profissional.
Chegamos a um ponto tal que o mercado abraçou uma nova forma “virtual de ser Wedding Planner”.
Imaginem um informático, programas e algoritmos, a planear o vosso casamento e a pensar o vosso dia e a dar-vos conselhos sobre o que devem e não devem fazer!
Não bastando o ridículo que é chamar a um site (algo abstrato fisicamente) de Wedding Planner, os sites de casamento vendem pacotes com nomes pomposos, mas com descritivo de fornecedores que os noivos não sabem quem são!

Transformar o acto de criar o vosso casamento numa qualquer “ida ao supermercado” é para mim algo de assustador.
Vender casamentos “pré feitos” é essencialmente algo de profundamente impessoal.
No final um profissional entregar-vos-á um casamento pelo mesmo valor!
Somente não se espere que vos “venda um casamento”.
Ele irá sempre referir-se ao vosso dia como uma criação.
E aí reside toda a diferença!

Deixo uma pergunta final em jeito de exemplo: Arriscariam entregar as fotos do vosso casamento ao vosso Wedding Planner não contratando um fotografo profissional?
Então qual a lógica de fazer o contrário?
Fica a dúvida….

Existe de facto algo de mágico e motivador nesta profissão.
Não existe nada mais compensador do que no final do dia percebermos que fizemos de facto alguém feliz e realizámos um sonho.
Apesar de á primeira vista o trabalho de Wedding Planner poder parecer fácil para qualquer um, exige muito esforço, conhecimento, especialização, dedicação, e experiência real constante evolução e formação e muitas horas e dias sem dormir isolados, longe ou desligados das nossas famílias.
No mundo actual em que vivemos, a informação é constante e “atinge-nos” de todos os lados e formas.
É fácil os noivos acabarem por se direccionar por vezes para quem lhes oferece o preço mais atractivo.
Mas se acreditarem que contratar um Wedding Planner realmente profissional é muito dispendioso, saberão tarde demais o custo de contratar um curioso ou um amador!

Wedding planners: secrets to get out of the comfort zone

Posted 2016

Posted at Belief IWP Blog

To be a great professional – at any area – you must study, practice and have tons of creativity.
For wedding planners, it is also a must-do, since every event should be different from the others and professionals are expected to exceed expectations.

“In every single wedding, we should and we usually outdo ourselves – this is why we are called wedding creators versus wedding organizers.
We are here to create memorable experiences and come up with very unique ideas, mixing cultures, blending nationalities and cooking emotions all together!”, says the wedding planner Elie Berchan.

So, let’s take a look at some tips from wedding planners to improve your career and get out of the comfort zone.

Outrageous experiencies as wedding planners

The wedding planner Rui Mota Pinto believes that the last three years are unforgettable for his career.

“Never until 2014 I had couples that allowed me to have so much liberty and that have believed so much in my concepts and where so much of me is in that weddings”, says Rui Mota Pinto.
One of the biggest challenges that Rui Mota Pinto faced through his career was using a racing track as a wedding venue.
“It was the one that pushed me more out of the comfort zone.
We are used to work with some minimum conditions, with venues that allow us to do whatever we want and create.
Regardless the type of wedding, the decor, the ideia or the WOW factors we create to that wedding we have normally a venue and the conditions to make it happen.
In this case, it was a racing track.
Nothing was though to make weddings or events. It is not a Wedding Venue.
It was simply a racing track.
Having the dinner served in the middle of the track was a tremendous challenge and all that we learn, all that our experience tell us and teach us in a place like this means and gives us nothing.

It is a kind of ‘learning again’.

At the same time, it was maybe one of the weddings that most taught me.
That made me grow even more as a professional.
We have a dream, we have a couple in love, and we have a raw, ‘dirty’, ugly, and non prepared place to tell this love story transforming everything in a dream day. So making this happening the way it was done was for sure the project that pushed me more out of my comfort zone”, explains Rui Mota Pinto.

This wedding was one of the winners of the second edition of Belief Awards.

Working with tough temperature conditions might also be a challenge for wedding planners, as Elie Berchan explains: “In our last wedding in Dubai, at the Sofitel Dubai Palm Jumeirah Resort & Spa, we truly outdid ourselves as we were working in 42 degrees Celsius to set up a wedding for 140 guests coming from all over the world – as the groom was British and the bride had indian origins.
The heat was unbearable and we were by the beach – however, we couldn’t swim!
The flowers were dying due to the hot weather and we still had to put it all together and create this memorable experience and it was a real success.
For this wedding, we flew out from Lebanon for Dubai, hired Greek photographers, dealt with an Asian florist and also had Events Management company ran by a gorgeous Filipino colleague, Jennifer Ebrada.
Weddings gowns were tailor made in India, Dubai and London.

Guests came from London, USA, Canada, India and even Australia.
I can tell you that the couple were by far the sweetest!”.

Rui Mota Pinto also mentions another experience that also made him grow as a professional:

“If I have to choose one of those moments maybe Rita and João’s Wedding early this year is that moment.
The literary inspiration was an incredible stimulation for my creativity.

Each detail was thought to give the guests the idea of entering not a wedding but a library, or simply a place to sit and read a book.
Also having to write the preface for a book in this wedding was one of the most amazing moments I keep from my career.
Not a job for a wedding planner, of course, but it all made so much sense”.
This wedding was even awarded on the Third Edition of Belief Awards.

How to improve your creativity?

For Rui Mota Pinto, all the projects are conceptualized from the first day, starting with a blank sheet.
“They all represent a mix between the couple, their love story, their roots, their past, present and future and at the same time a bit of my identity as a professional.
Getting to know the couple and their history, who they are, where are they from, their dreams for the future, the way they see one another is the best way for me to stimulate the creativity. That is a starting point for the love story we will tell in the wedding day”, explains Rui Mota Pinto.

In Elie Berchan‘s opinion, roadshows, online research, travelling, art exhibition, magazines, TV series, themes, designers, nature and surely the couples are good ways to stimulate creatity.

Rui Mota Pinto mentions that there are some cities that, for some reason, inspire him – like Lisbon and New York.
“They are a kind of a ‘muse’ for some things I idealize.
Being on these places, with freedom to create, helps me to go further and gives me a different perspective at each wedding and at each time I ‘use’ these amazing cities to inspire myself.
> Stimulating creativity is for me the most valuable process of my work.
Without creativity my work is meaningless.
I guess passion is the most relevant aspect to stimulate my creativity.
The passion of the couple, the passion for the love story they tell me, the passion from the places I love, the experiences I live and for this fabulous work we do.
A Wedding is a love story, a ‘place’ of dreams and passion.
What more could we ask for than to be able to ‘write’ different love stories each day?”, says Rui Mota Pinto. Posted

A literary wedding in Portugal

Posted at Belief News by press@beliefiwp.com

Can you imagine a whole wedding based on literature?

That’s what the wedding planner Rui Mota Pinto prepared for the couple Rita and João.

They are both passionate about the Portuguese writer Eça de Queiroz.

So Rui created a wedding concept full of old books, shelves, and antique table lamps.

The wedding had even an special guest – a live statue of Eça de Queiroz.

“The main challenge was to ensure that the concept was taken to the limit.

Everything was thought to give the ambience of a library, a place to read a book.

The most difficult was definitely to find the antique table lamps.

I’ve spent days looking in antique fairs and antique stores to find all the antique table lamps we needed for all the tables”, said Rui.

On this wedding, Rui went beyond all the wedding planning tasks – he even wrote the preface of the book that the groom wrote to the bride.

BELIEF IWP AWARDS: BEHIND THE SCENES OF THE WINNING WEDDINGS

Posted Febuary 2016

Posted at Belief News by press@beliefiwp.com

The Second Edition of Belief IWP Awards presented everyone with photos from incredible weddings and unique ideas.

The Special Photo Category was designed to award wedding planners and photographers who work together as a team.

See the stories behind the winning pictures from the Special Photo category of the contest:

RUI MOTA PINTO: WEDDING IN A KART RACING TRACK

Belief IWP Awards - Wedding Planner Rui Mota Pinto - Photographer Pedro Bento - Wedding in Portugal

For this wedding in Portugal, the wedding planner Rui Mota Pinto, winner of Belief IWP Awards, had a great challenge: to transform a racing track in something as romantic as a Wedding must be.

The bride, Sónia Alves, wanted somenting romantic but different, while the groom, Nuno Vintém, was looking for crazy and different. Wedding.

Nuno races Karts for a long time, but they thought it wasn’t possible to do it in a Kart Racing Track.

“In the first meeting, I tried to understand the true dream wedding they were lookiing for.
So I proposed them why not try to do something really diferent and transform a place so cold and rude as a racing track in something romantic and beautiful.This way we were able to achieve both dreams. Sonia and Nuno immediately they fell in love with the ideia”, says Rui.

So that was the theme for the wedding: Romantic Race.

The chosen place for their big day was KIRO – International Kart Racing Track of Bombarral.

“As for the big challenges that this special wedding presented were mainly that the venue is not prepared to receive weddings or events.
Besides that, I decided that if we were making this adventure we should take it to the limit – the dinner was served in the middle of the racing track and also the dancing floor was also spoted in the track. The ideia was to take advantage of the size of the track to transform it into an amazing wedding setting.

Transforming that cold, rude and ugly ‘road’ in a tremendous romantic ambience was a huge challenge.

It was reaaly an adventure to transform a pit stop into a kitchen and a pit stop into backstages for artists and staff”, states Rui.

STRENGHTEN TIES

Posted January 2015

Planear o casamento é uma tarefa tão motivante como desgastante para qualquer casal.
Mesmo tendo o apoio do seu Wedding Planner, o casal vê-se confrontado com inúmeras decisões, comparações, escolhas e momentos tão apaixonantes como stressantes.
No final terão gasto dias a reunir com o vosso Wedding Planner, com o fotógrafo, com a florista, em visitas ao espaço, e noites a elaborar o sitting plan.
Muitas horas estão associadas ao processo de planeamento do casamento que podem ser também momentos sufocantes.
Nada melhor que olhar para este processo para além do simples planeamento mas também como forma de fortalecer a vossa relação enquanto casal, e enfrentar cada pormenor como um momento em conjunto ,único e que deve ser vivido em pleno enquanto casal.
Keep it in the Budget.
Muitos casais não tem por hábito uma efectiva partilha de gastos e gestão de orçamento familiar até ao dia em iniciam os preparativos para o casamento.
Definir um budget para o vosso casamento e manter o controle de como está a ser gasto pelo vosso Wedding Planner pode ser uma ótima maneira de criarem laços e começarem a monstrar um ao outro que conseguem ser responsáveis na gestão do dinheiro.. Não é uma má maneira de começar a sua vida juntos.

Compromise
Quantas vezes nos deparamos com uma noiva que sonha com um casamento romântico e pleno de glamour e um noivo que anseia por um dia informal à beira mar....
Durante o processo de criarem o vosso dia à vossa maneira, muitos serão os desafios, e planear um evento da envergadura e importância de um casamento irá testar a vossa capacidade de compromisso e cedência.
Escolher “as batalhas” certas, sabendo o que é verdadeiramente importante e onde devem ceder irá ser muito útil não só no planeamento do casamento como na vossa vida futura enquanto casal.

Share
Começar a planear o casamento irá facilmente mostrar vos a importância de partilhar responsabilidades.
Enquanto casal vão descobrir que trabalhar em conjunto aproveitando os pontos fortes de cada um e minimizando os pontos fracos será determinante para que possam aproveitar cada momento do planeamento e evitar maiores dores de cabeça.
Colocar em cada um a responsabilidade de diferentes aspectos do casamento é um grande exercício de confiança.

Talk
Discordar na opinião e na vontade faz parte do dia a dia de um casal. Algo que irá acontecer mais regularmente durante o processo de planeamento do vosso casamento
Aprender a dialogar é fundamental.
Entre a compra do vestido, escolha do local e da decoração, a decisão das flores e dos fotógrafos e animação, existe um enorme espaço para opiniões diferentes.
Mas quando à vossa frente se apresentam prazos, serão “obrigados” a descobrir o que vos junta e o que em conjunto vos apaixona para encontrarem um entendimento.
Tirem tempo para conversarem e exporem os pontos de vista de cada um.
Escolham em função do que vos aproxima e criem algo que represente a vontade de cada um como individuo mas também como casal.

Family Time
Todos querem ter uma opinião num dia tão importante. A mãe das noiva, a mãe do noivo, os irmãos, as damas de honor e até as amigas por vezes esquecidas querem ter uma palavra a dizer no planeamento do vosso dia.
E isso não é uma coisa má por si só, mas toda a excitação que essas pessoas vos transmitem pode ser um pouco asfixiante.
O processo de planeamento do casamento irá por à prova o relacionamento com as vossas familias e amigos.
Estabelecer limites é essencial. Conversem sobre o papel que cada familiar e amigo deve ter no vosso dia e defendam o vosso parceiro sempre que necessário perante os familiares. Estabelecer estes limites e apoiarem-se mutuamente irá mostrar a todos que estão unidos e que cada um deve assumir o seu papel e não ultrapassar os limites.
Assim a contribuição de todos será ainda mais válida mantendo o vosso dia tal como o idealizam como casal. Sem interferências.

Time Balance
Para a maioria dos casais, planear um casamento não pode ser seu emprego a tempo inteiro.
Mesmo com o apoio de um Wedding Planner existe uma enorme lista de tarefas, compromissos e decisões que terão de gerir com os compromissos profissionais, familiares e sociais.
Tudo isto sem nunca esquecer o imperativo de estarem juntos em momentos a dois que não envolvam o casamento.
Deleguem no vosso Wedding Planner a maioria da gestão de pormenores e vivam momentos como casal. Irão perceber como é importante o tempo sozinhos, e o quão incrível é a sensação de se reaproximarem quando a vida fica demasiado ocupada.

Always Together
Muitos casais, apesar de estarem juntos à vários anos, não tiveram ainda a oportunidade de construir algo juntos.
Planear o casamento é uma oportunidade única de começarem a construir algo em conjunto.
Criarem o vosso dia enquanto casal, partilhando cada decisão, estando juntos em cada reunião, e escolhendo cada pormenor em conjunto será uma experiência única e enriquecedora para o vosso futuro.
Incentivem-se mutuamente na construção de cada ideia e pormenor. Juntos irão construir algo único e que vos identifica como casal.

Unity
Quando diferenças de opinião, divergências de orçamento ou problemas familiares entram na equação do planeamento do vosso casamento, lembrem-se que estão a planear o vosso grande dia juntos.
Proteger o que os dois estão a costruir e defender os compromissos que fizeram como casal, é essencial.
Seguir em frente confiando cegamente um no outro irá fortalecer ainda mais a vossa relação.
Estarem unidos irá definir o tom para um casamento fenomenal e para um casamento apaixonado e cúmplice por muitos anos.

Acima de tudo planear um casamento é também gerir a vossa relação como casal. Ouvir, conversar e comprometerem-se um ao outro será uma mais valia para que todo este processo seja vivido de uma forma saudável, partilhando a ansiedade, vivendo em conjunto as decisões e aproveitando apaixonadamente cada momento. Fortalecerem a vossa união e os laços que vos juntaram será o maior passo para criarem um dia tão inesquecível como o dia em que se conheceram, e tão apaixonante como a vossa própria paixão.
Apoiem se no vosso Wedding Planner para vos libertar dos assuntos mais burocráticos e de gestão e planeamento, e aproveitem o vosso tempo para se reaproximarem. Porque no final....

It´s all about your happiness! Make It Your Day....Your Way!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

TAKE A RISK...... GET REWARDED!

Posted December 2014

Quase terminada mais uma temporada, algumas perguntas e dúvidas “assaltam-me” novamente a alma e obrigam-me a reflectir no que desde o meu primeiro artigo de 2014 até hoje, chegados a Outubro, mudou.
No inicio do ano escrevia “....Ou existirão mais formas de incorporar novas realidades no nosso modelo, além das que me definem, que ainda não idealizei?..É algo para pensar durante o ano de 2014 juntamente com novos desafios que se deparam...”
Esta crónica é, para além de uma celebração de todos os pensamentos e projectos que desenvolvi nessa “incorporação de novas realidades”, um desafio.
Um desafio aos casais, aos fornecedores, aos portais, aos meros leitores desta crónica.
Um desafio para que assumamos riscos! Para que se desafiem aa si próprios e ao que habitual e comodamente nos agarramos.
Existe um momento critico na planificação de um casamento.
A decisão de um casal procurar um Wedding Planner com o espirito completamente livre, e aberto a novas ideias e experiências é decisivo para o que irão viver nos meses seguintes. Igualmente determinante é, enquanto criadores sermos essencialmente, "um espirito livre".
Para nós, criadores, deparar-mo-nos com pessoas libertas de preconceitos e com a alma e o coração abertos para novas experiências é no mínimo “excitante” porque o caminho criativo que um verdadeiro Wedding Planner pode percorrer nestes casos é ilimitado e amplamente motivador e termina somente onde a sua imaginação se esgota.
Nesse momento de criação, sair da nossa “zona de conforto” é normalmente recompensado com casamentos inesquecíveis e momentos magníficos, e criar novos conceitos, ideias e formas de apresentar e pensar um casamento é hoje em dia não só aceite como mais do que tudo reconhecido.
Porque quando estas mentes (casal e criador) se juntam da maneira certa e se “fundem” numa só alma criativa os resultados podem ser surpreendentes e impressionantes!
O único risco existente é simplesmente não assumirmos risco nenhum.
Correr esses riscos, ir mais além, quebrar barreiras deveria ser o “modus operandi” de um mercado que vive e se acomoda actualmente ao que já existe e “tem em stock” porque simplesmente.....é mais cómodo.
Não tenho dúvidas que chegámos a um ponto de viragem! Finalmente chegámos a um ponto de viragem!
Libertar-mo-nos de todas as amarras criativas que ainda existem no nosso mercado irá mostrar que existe uma nova realidade dos casais portugueses.
Cada vez mais abertos a novas ideias, a formatos singulares e únicos, a estéticas tão distantes dos armazéns que se multiplicam com peças “tiradas todas do mesmo catálogo”, ou de ideias que se esgotam mesmo antes de começarem por “serem iguais à ideia que se teve na semana passada”.
Assumir riscos de parte a parte trará não só a recompensa de um trabalho único e memorável para o criador,como essencialmente a felicidade extrema ao casal e em último grau o reconhecimento de termos feito algo de diferente e de termos dado um contributo para a mudança!
Não será obrigação de todos nós percebermos que não existe maior risco do que 2 pessoas confiarem cegamente em alguém para criar um dia Fantástico?
Não será nossa obrigação enquanto criadores “entregarmos a nossa alma e o nosso coração” a essas 2 pessoas tal como elas nos entregam a nós?
No final coninuo a acreditar que tudo se resume a uma palavra (ou à falta dela)..... Paixão!
Esta é uma crónica em jeito de desafio......
Que 2015 seja um ano para nos apaixonarmos! Pelas pessoas que nos procuram e nos entregam um pouco "si mesmas" e de tremendas expectativas., pelas pessoas que nos ajudam e contribuem connosco, pelos projectos, pelas ideias e acima de tudo.......... Pelo Risco!
Porque sem Risco não existirá nunca Recompensa! Take a Risk.....Get Rewarded!
Porque no final...
It´s all about your happiness!
Make It Your Day....Your Way!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

SAY YES! -MAKE IT YOUR DRESS!

Posted November 2014

Um dos momentos mais marcantes para uma noiva é o tempo de procurar “o vestido perfeito!”
À partida parece um misto de emoção e terror!
Mas tudo depende de como fará essa busca.
A noiva e o seu vestido serão os verdadeiros destaques do dia. É assim justo que a escolha de um vestido exija algum planeamento e muita atenção aos detalhes.
Com isso em mente, aqui estão algumas dicas que acredito essenciais para a compra de um vestido para noivas que procuram encontrar "O Vestido".
5 Dicas antes de dizer "sim ao Vestido de Noiva '
1) Trata-se de maratona, não um sprint.
6 a 12 meses é o tempo que pode demorar a partir do momento em que encomenda o seu vestido e o pode levar para casa.
Porquê? A menos que opte por comprar uma amostra ou um vestido de pronto-a-vestir, os vestidos de casamento são feitos por medida. Uma vez que o vestido é escolhido, ele vai ter de ser adaptado à perfeição e, como todas obras-primas, isso leva tempo. Só assim terá um vestido perfeito.
O segredo? Paciência é uma virtude!
2) Esqueça o tamanho e coloque toda a atenção no “Fit”.
As tabelas de tamanho dos designers não coincidem com as de pronto –a-vestir.
O “planeta nupcial” rege-se por medidas especificas onde mais do que tudo importa o “fit”. A adaptação de cada vestido ao corpo de cada noiva é um pormenor que nunca deve ser esquecido.
Um dia tão importante exige uma noiva perfeita, confortável e com o vestido perfeito que realce as suas formas. E isso passa indispensavelmente pela forma como se adapta ao corpo
O único número em que se devem concentrar na escolha do vestido de noiva é o da etiqueta de preço!
3) Pesquise
Antes de fazer uma consulta com um estilista ou uma loja de noivos, tire o seu tempo para ter uma ideia do que realmente procura num vestido de casamento.
Assim como fez com o seu futuro marido, agora é o momento de "encontro" e de explorar as várias opções. Imagine o seu dia e como se vê no seu vestido, converse com o seu estilista para ver que tipo de vestido melhor se adapta ao seu corpo, veja páginas de revistas e liberte-se dos preconceitos da cor e formatos.
Deixe alguma liberdade criativa à sua imaginação e ao saber dos estilistas.
Por vezes deixar-se levar pela imaginação é a forma mais perfeita de criar algo mágico e que seja tudo o que sonhou.
Enquanto pode pensar que tem certeza do que quer, a verdade é que alguns vestidos parecem sacos de papel no corpo.
Conserve isto na sua mente e experimente antes de comprar! Sempre!
4) Planeie com antecedência.
A compra de um vestido de noiva é muito mais do que simplesmente “comprar um vestido”.
Desde os acessórios, aos sapatos, à lingerie ao cabelo e Make Up, tudo tem influência no “resultado final”.
Prepare-se para que tudo faça sentido.
A maioria dos estilistas ou lojas de noivas tem uma selecção limitada de roupas, acessórios ou sapatos muito pequena ou inexistente para que possa experimentar com o seu vestido.
Planeie com antecedência a visita a estes espaços e vá preparada com um sutiã sem alças. Considere fazer o penteado que idealizou para o seu cabelo e leve uns sapatos com uma altura semelhante ao que pensa usar no casamento,
Assim pode ver como o vestido cai com seus saltos.
Se já escolheu as jóias e acessórios do dia do casamento, leve consigo nesta “viagem de compras”. Será uma excelente decisão para que consiga ter uma ideia de como tudo se conjuga e brilha em conjunto.
“Ver para crer” sempre foi uma boa ideia!
5) Seja Criativa
Passar em lojas de noivas muitas vezes torna-se um pouco como folhear a mesma página de uma revista vezes e vezes sem conta.
Tudo parece igual. As formas, as cores, os conceitos.
Vestidos parados no tempo e nas tradições sem sentido e falsos “moralismos”.
Este é o dia em que a noiva se deve libertar de tudo e simplesmente ser feliz e sentir-se como uma princesa.
Nada melhor que dar largas à criatividade e escolher o vestido somente em função de si própria.
Cor, movimento, acessórios, tudo deve ser permitido se for esse o desejo da noiva.
Ao longo dos anos casei noivas com vestidos de todas as cores imagináveis: branco, azul, laranja, preto, verde e tantas mais.
Cada uma delas com o seu brilho próprio e especial e com um sorriso que só aquele vestido lhes podia ter dado.
Muito mais do que seguir tradições instituídas importa que este dia seja de felicidade e alegria.
Importa que a cada olhar e a cada movimento a noiva sorria e brilhe!
Um vestido com o qual se identifique é meio caminho para que isso seja uma realidade no dia!
Identidade e criatividade são as palavras de ordem!
Porque no final.....
It´s all about your happiness! Make It Your Day....Your Way!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

STRESS OUT - KEEP IT CALM

Posted Setembro 2014

Finalmente o dia chegou!
Bem-vindos ao vosso dia de casamento!

Com o stress do planeamento para trás, a expectativa é enorme em que o grande dia seja livre de preocupações e que os noivos assumam o lugar de destaque, para que a palavra de ordem seja "Harmonia"!
Mas.....nem sempre é assim. Por mais que os noivos tentem esquecer as preocupações existem sempre algumas pessoas e situações que criam momentos mais stressantes.
Para que tudo se torne mais simples de identificar, de resolver e de conviver aqui ficam algumas dicas:
1. As Mães
O Casamento é um dia recheado de emoções fortes, especialmente quando um filho ou filha é a estrela do dia.
Algumas mães tem uma enorme capacidade de lidar com o stress e são uma ajuda preciosa, enquanto outras, pela sua sensibilidade e emoção, ficam à beira de um “meltdown” nervoso.
Apoiem-se no vosso Wedding Planner e no staff de apoio para criar alguma “paz”.
Criem uma zona de `não stress” no quarto onde devem estar só a Noiva / Noivo e Damas de Honor / Ushers e cabeleireiro, Make Up Artist e Staff de Wedding Planning.
Garantam que alguém do staff está junto às vossas mães para lhes transmitir segurança, apoio e calma.
Assim o vosso espaço antes do casamento será um ambiente calma e de preparação para um grande momento onde a única coisa que importa são vocês.
2. A dama de honor mal penteada ou com uma má Make Up.
Os amigos mais próximos muitas vezes começam a agir de forma engraçada no dia do vosso casamento.
Quantas vezes damas de honra stressam com o seu penteado, o vestido ou a make up. A palavra mais ouvida é "Tudo errado! Está tudo errado!"
Se os vossos amigos tendem a ser exigentes com os cabelos e maquilhagem, deixem bastante espaço na agenda do dia para a estilista fazer acertos ou make - overs..
Coordenem tudo com tempo para que seja possível repetir e recriar.
Assim garantem que todos ficam satisfeitos e a palavra de ordem passa a ser “Está perfeito” “Está tudo lindo”
3. Os telefonemas "Hotline Wedding"
Confesso que me continua a impressionar o número de vezes que o telemóvel de uma noiva ou noivo tocam no dia de seu casamento.
Sabemos que muitas das chamadas são de pessoas bem-intencionadas com mensagens de apoio ou felicitações.
Outras de convidados que querem saber informações ("como chegamos ao espaço?" Ou "Onde, exactamente, é o casamento? ")
Libertem-se deste stress e entreguem o telemóvel ao Wedding Planner ou a uma dama de honor / usher.
Deixem que outras pessoas resolvam estes pequenos detalhes e que forneçam as informações que os convidados necessitem e o vosso dia será bem mais calmo e divertido.
4. O fornecedor perdido ou atrasado
Se não têm um Wedding Planner a tomar conta de todo o processo então a palavra de ordem é planeamento! Uma semana antes do casamento, enviem um e-mail, com confirmação de leitura, para os fornecedores com um lembrete com a data, a hora e o local onde são esperados, assim como um descritivo do serviço que acordaram.
Se alguém é responsável por "extras"não se esqueçam de o referir no emai.
Anexem um ou 2 números de telefone de alguém responsável para que todas as dúvidas passem por essas pessoas e não pelos noivos.
Garantam que o coordenador do evento tem acesso a toda a informação sobre os fornecedores e fornecimentos para que possa organizar tudo sem margem de erro.
Nada pior que uma noiva ou um noivos stressados por um telefonema de um fornecedor atrasado ou com duvidas sobre o que deve fazer.
5. Os inesperados “Plus Ones”
Não importa quanto tempo passaram cuidadosamente a confirmar a lista de presenças.
A vossa contagem vai flutuar até o último minuto, com alguns convidados a adoecerem e outros a aparecerem sem confirmação ou com companhia que não foi confirmada.
Assumindo que o vosso mapa de lugares permanece quase intacto, não deixem de prever a possibilidade de aparecerem mais alguns “corpos extra” ou alguns convidados não comparecerem.

Antecipadamente combinem com o vosso Wedding Planner para que seja garantida a possibilidade de colocação de lugares extra nas mesas (deixar espaço livre na mesa é essencial usando mesas de 12 para 10 convidados, de 10 para 8 e assim sucessivamente) e que existirá sempre uma reserva de comida para garantir algumas refeições extra. No dia encaminhem estas pequenas surpresas para o Wedding Planner para que tudo seja organizado sem se preocuparem.
6. Os parentes há muito perdidos
Uma das coisas mais marcantes num casamentos é que ele reúne amigos e parentes distantes.
Mas existe também o lado negativo: algumas dessas pessoas pode querer reviver o passado ou ficar a conhecer-vos melhor - Muito melhor.
Quando um familiar entrar numa conversa interminável sobre família, passado ou a vossa árvore genealógica , usem algumas frases chave: - por exemplo "adorava continuar a falar consigo mas parece que o meu Wedding Planner precisa de mim "
Mais do que os noivos são muitas vezes os convidados e familiares os primeiros a perder a calma.
Prever cada uma dessas situações e preparar o dia para as solucionar é mais de meio caminho para que nada vos stress ou sobressalte.
A planificação antecipada poderá garantir um dia calmo e divertido onde todos contribuem para a diversão e felicidade do vosso momento.
No final: It´s all about your happiness!
Make It Your Day....Your Way!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

PLANNING NIGHTMARE!

Posted Junho 2014

Um Wedding Planner existe para ajudar a transportar o vosso casamento de um simples sonho para a realidade.
Dito isto, um Wedding Planner não é um assistente pessoal ou um terapeuta familiar - mesmo que algumas noivas acreditem que essas são funções inerentes ao trabalho. Claro, que a paixão e a emoção que cada Wedding Planner dedica aos seus casais de noivos dificulta definir esta fronteira.
Mas existem coisas que todas as noivas e noivos devem saber para que o Planning do seu sonho não se transforme num pesadelo!
Tomem Nota :
1. A menos que o noivo faça questão de estar sempre presente não o arraste para todos os compromissos de preparação. Os noivos pela sua natureza masculina são mais desligados de certos pormenores, detalhes ou serviços. Não significa isto que sejam menos dedicados ou preocupados com o dia. Simplesmente existem coisas que não tem qualquer interesse para eles. Mantenha boas vibrações entre o casal durante todo este processo libertando-o de certos compromissos mais “femininos”
2. Os noivos não são Wedding Planners profissionais .
Navegar pela internet e ler 2 ou 3 artigos e blogs de casamentos não é suficiente para saber tudo sobre casamentos .
A planificação e coordenação de um casamento é muito mais do que ver algumas fotos ou seguir algumas ideias. Existem pormenores técnicos, timings, prioridades. e decisões que só um profissional poderá assumir com qualidade e rigor.
3. Os noivos devem tomar as suas próprias decisões. Este é o vosso casamento. Sim , os casais flexíveis são o sonho de qualquer Wedding Planner mas flexibilidade não significa indecisão. A combinação perfeita é uma boa colaboração de ideias, e decisões. Deem liberdade ao Wedding Planner para criar, propor, analisar e decidir alguns detalhes mas as decisões mais importantes não podem deixar de ser vossas.
4. Um tema do casamento é apenas isso, um tema! Nunca deve ser levado ao extremo. Optem por pequenos detalhes que lembrem ou se associem a esse tema, mas evitem que ele domine o dia e transforme o vosso casamento num emaranhado de ideias tiradas da internet.
5. Parar o tempo é algo impossível até para um Wedding Planner. Criar mais tempo ou ter tempo de volta é algo que não está ao alcance destes profissionais.. Existem prazos por uma razão. Se eles não forem seguidos, infelizmente, pode perder-se uma oportunidade, um fornecedor ou arriscar pagamentos extra pelos mesmos serviços.
6. Não fiquem presos a pequenos detalhes de layout. Por vezes os Wedding Planners tomam decisões de última hora sobre o layout, ninguém vai notar a diferença. Existirá por certo uma razão para todas as decisões de um Wedding Planner no dia e o objectivo é sempre o mesmo que o seu: Um dia Perfeito! Confiem nessas decisões de última hora e não stressem com estes detalhes.
7. "Ofereçam” tempo ao vosso Wedding Planner. Por muito rápida que seja normalmente uma resposta de um bom Wedding Planner, existe a necessidade deste ter tempo para assimilar o vosso pedido, pensá-lo e resolve-lo ou criar algo a vosso pedido.. Perguntar sobre o mesmo assunto vezes sem conta no mesmo dia não fará com que o assunto se resolva mais depressa mas sim atrasará o processo porque o Wedding Planner estará focado em responder-vos aos constantes pedidos em vez de na resolução do assunto.
8. Os Wedding Planner e Wedding Designers não ganham tanto dinheiro quanto se pensa. Este trabalho é um trabalho de paixão . Muitas vezes, quando perante o custo dos serviços de um Wedding Planners muitos reagem- ' Oh, devem ser ricos. " O que é preciso levar em conta são as horas que estes profissionais dedicam a cada casamento para ganhar o seu "fee" .
Um verdadeiro Wedding Planner realiza 10 a 15 casamentos por ano e a sua planificação começa com pelo menos 12 meses de antecedência.. Seguir estas "regras" é criar as condições para que o vosso Wedding Planner desenvolva o seu trabalho da melhor forma e assim garanta que o vosso sonho se transforma de facto em realidae.
Com toda a qualidade e eficácia.
Acima de tudo porque:
"It is all abou your happiness!
Make It Your Day....Yor Way!"
Wedding Planner Rui Mota Pinto

SIM.... ACEITO!

Posted Maio 2014

A cerimónia é uma grande parte e por certo a mais importante da incrível aventura que é o Casamento.
Não deixem que a vossa cerimónia seja algo menos do que um momento extraordinário!
A tradição deve ser mantida, mas personalizar e criar um momento mais "vosso" irá contribuir para uma cerimónia inesquecível.
Cerimónias intimas, divertidas, práticas e originais deixaram de ser "proibidas" e representam o que de melhor o vosso casamento pode oferecer e o melhor que podem viver como casal nesse dia tão importante.
Esta crónica tenta servir como fonte de inspiração para uma cerimónia "over the box"
Se estão prontos para elevarem o vosso momento para um nível mais criativo, aqui ficam algumas ideias para se inspirarem:
Mudem a disposição dos convidados
Não há duas cerimónias iguais, então por que será que a disposição dos convidados se mantém sempre idêntica?
É possível manter o protocolo, criando formas originais na disposição e materiais a utilizar.

- Disponham os convidados num círculo à volta dos noivos.
- Usem puffs ou summiers de paletes únicas para um casamento ao ar livre
- personalizem o vosso assento com uma placa ou letras com as vossas iniciais, ou uma foto ou carta do início do vosso namoro
Bouquets que duram para sempre .
Ao contrário de flores frescas, um bouquet de tecido, outros materiais ou uma peça pensada em função do vestido de noiva, do conceito da festa ou da personalidade dos noivos, não vai murchar, desaparecer ou morrer .
Um Bouquet é muito mais do que um ramo de flores. O seu significado remonta à Grécia antiga como símbolo de união.
Criar um bouquet original que dure para sempre na vida do casal, é uma forma de "personificarem" a vossa união.
Use algumas flores que simbolizam a fertilidade.
Amarrem-se! Unam-se!
A cerimónia de amarrar o nó é um acto meramente simbólico, mas de uma intimidade imensa e esteticamente muito bonito. O casal amarra um nó para formar um elo forte entre os dois.
O nó não pode ser desfeito o que representa a força e união do do casal.
Declarem-se!
Escrevam os próprios votos ...
Mais do que "sim Aceito" este é o momento ideal para dizerem um ao outro o que sentem!
O que vos aproxima e o que vos apaixona em cada um.
Esta é a altura de abrirem o coração e colocar em papel todos os pensamentos sobre a pessoa que amam.
Criarão um momento mágico que partilham com todos os presentes!
Existirá algo mais romântico?
Damas de honor Originais
Porque não surpreender substituindo as habituais flores das damas de honor por elementos originais?
Use a imaginação e o conceito da vossa festa para criar algo unico para as damas de honor transportarem.
- lanternas em vez de flores.
- um livro de casamento temático ( o vosso livro favorito por exemplo)
- chapéus de sol vintage
- leques
São algumas ideias que podem criar algo diferente e original.
Planeie uma grande entrada!
A chegada da noiva ao altar é o momento mais aguardado por todos. Crie algo magnifico, para a sua entrada.
Acrescente suspense, elementos estéticos ou cénicos para que a sua entrada seja algo que ficará na memória.
- Use portas vintage que se abrem à sua chegada.
- Utilize a iluminação como factor de destaque.
- Surpreenda com um grupo de crianças a anúnciar com placas a chegada da noiva.
Tudo é permitido para captar a atenção de todos para o momento em que entra na "passadeira"
Mix"! - Introduza na decoração elementos inesperados
Cirar uma decoração é muito mais do que fazer arranjos florais.
Use elementos inesperados como rendas fotos, molduras, brilhantes ou pedras para criar um "mix" na decoração que só irá enriquecê-la.
Sapatos que personificam o vosso estilo .
Os sapatos representam um pouco da nossa personalidade.
Atitude, estilo, e afirmação exigem-se na escolha do "sapato perfeito".
Identifiquem-se pelo que calçam.
Cor, forma, brilho e acessórios podem ser uma forma de personificarem o vosso estilo e de calçarem algo mais "vosso"
Personalizem a vossa escolha escrevendo uma frase marcante assinada por ambos na sola do sapato.
Após a cerimónia, libertem o vosso amor!
Quantas vezes senti ao longo dos anos que no final da cerimónia a felicidade que invade os noivos, os leva a apetecer "gritar e mostrar ao mundo" o quanto se amam e que acabaram de casar.
Porquê hesitar?
Exclamem o vosso amor libertando balões de ar quente, pombas com uma mensagem, borboletas, ou cartões de desejos em balões iluminados.
Tudo serve para que o "mundo" também oiça o vosso "Sim....Aceito"
Estas são algumas ideias que tentam ajudar a criar uma cerimónia diferente e mais ao estilo de cada casal.
Porque acima de tudo importa que este seja um momento mágico e magnifico!
Mais do que a tradição ou o protocolo, tudo se resume a serem felizes!
Por isso não hesitem em fazer tudo para que isso aconteça!
“it´s all about happiness!
Make it Your Day! Your Way!"
Wedding Planner Rui Mota Pinto

CONVIDADOS FELIZES – SURPREENDAM!

Posted Abril 2014

Se existe algo que todos temos por certo num casamento é que os convidados irão adorar e comentar o vestido da noiva, se surpreender com as decorações e tirar fotos do bolo de casamento.
Mas oferecer o menos óbvio e surpreender os convidados com “pequenas atenções” irá ser a razão pela qual todos irão comentar que o vosso casamento foi único e especial.
Exemplos como oferecer aos convidados uma estação de carregamento para quando os seus telefones atingiram 5% da bateria ou colocar um cesto no WC com “nécessaires” irá fazer com que o voso casamento entre para a história com os grandes. Assim, o meu conselho: Pensem sobre as pequenas coisas que realmente permitem aos convidados desfrutar ao máximo e celebrar o dia convosco.
Usem algumas das ideias abaixo para impressionar com esse “extra”.
Todos irão por certo agradecer e relembrar por muito tempo o vosso casamento
1: Saciar a sede com bebidas pré-cerimônia – porque o alcóol é “proibido” nesta altura sirva por exemplo uma água com hortelã, uma limonada ou um chá gelado.
Refresquem os convidados e todos estarão mais alegres e atentos durante a cerimónia. Tenham o cuidado de não permitirem o acesso à cerimónia com copos.
2: Aquecê-los com cobertores – por vezes a temperatura ao cair da noite torna-se menos agradável. Nada melhor que pequenas e divertidas mantas para aquecer os convidados que se mantém no exterior.
3: Resfrescar com leques – assistir a uma cerimónia no exterior em pleno verão pode transformar-se num “pequeno pesadelo” de calor. Ofereça leques para resfriar os convidados para que possam assistir ao “vosso momento” de forma confortável.
4: Sombra com guarda-sóis –seja para as zonas lounges, seja para uma refeição ao ar livre, não existe nada mais desagradável que estarmos com o sol na nossa cabeça, sem “possibilidade de fuga”. Coloque guarda sóis ao longo do espaço e garanta zonas de sombra para todos.
5: Protegê-los com repelente de insectos e protector solar – especialmente as crianças são sensíveis a pequenos insectos e ao calor. Ter disponível repelente de insectos, que por vezes são comuns em algumas zonas ou estações do ano, e protector solar, permitirá a todos poderem viver o dia sem qualquer restringimento.
6: Agradecer com uma nota no lugar – muito mais do que uma oferta quase sempre inútil, um “obrigado pela presença” é apreciado pelos convidados. Surpreenda-os com uma pequena nota de agradecimento no momento em que se sentam.
7: Dançar com Havaianas – Nada mais desagraddável do que ao final da noite quanto todos se querem divertir e dançar, os nossos pés não deixarem. Libertem-se e aos vossos convidados e ofereçam havaianas para que todos possam dançar descontraidos. Afinal esta é uma altura para se divertirem e não para formalismos.
8: Cartões de pedidos para o DJ - se existe algo que os Dj´s não gostam é ter pessoas junto à cabine com pedidos constantes atrapalhando a actuação. Mas impedir que os convidados possam ouvir e dançar “aquela música” é algo impesável. Disponibilize cartões de pedidos para que todos possam ouvir as suas músicas e o Dj tenha o trabalho facilitado. Crie cartões com um design ligado ao casamento e surpreenda simplificando.
9: Ceia de “finger food” ao final da noite – Normalmente pensamos que nada melhor do que algo para comer ao final da noite. Mas pensar este momento com um conceito de “finger food” permite que os convidados possam continuar a dançar e a divertir-se comendo ao mesmo tempo. Não obrigar os convidados a parar de dançar se quiserem comer irá por certo não só surpreende-los como garantir que se divertirão mais e ficarão por mais tempo na festa. No final tudo tem a ver com conforto, bem estar e diversão.
Estas pequenas ideias irão criar um ambiente confortável, descontraído permitindo aos convidados sentirem-se “em casa” e totalmente disponiveis e alegres para o vosso dia.
Surpreender pela simplicidade das ideias irá criar um dia memorável e todos irão recorda lo como um “grande casamento”
“it´s all about happiness!
.Make it Your Day! Your Way!"
Sejam Felizes!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

A DATA PERFEITA

Posted Março 2014

A escolha da data do casamento é uma das decisões mais importantes no processo de planeamento do casamento. Esta decisão, que deve ser tomada como um casal, irá ter impacto em todos os outros aspectos do vosso grande dia .
Poderão ter uma ideia de onde se imaginam e entrar na cerimóniar ou o que o bolo irá parecer, mas até à decisão de quando gostariam de se casar, não é possível um compromisso com nada.
A pergunta a que nos obrigamos é: " Como fazemos para escolher uma data que funcione para todos e ainda seja especial para nós ? " ou "Onde é que devemos começar ? "
Para cada casal , o processo é completamente único e isso é parte do que faz o vosso casamento tão especial .
Hoje partilho alguns “insights” de Wedding Planner que espero possam ajudar-vos a encontrar o momento perfeito para dizer "Sim Aceito ".
O CLIMA
Os meses mais populares para se casar são Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro e não é surpresa o porquê - o clima é absolutamente fantástico.
No entanto devem levar em consideração que demasiado calor pode tornar-se desconfortável. Usar um vestido de noiva ou um fato de noivo com mais de 35º pode acabar por se tornar um verdadeiro pesadelo.
A Minha opinião : Acredito que cada estação tem sua beleza única! Pesem todas as condicionantes que cada estação comporta.
Alturas como a Primavera e inicio de Outono permitem uma beleza única e simultaneamente evita-se o calor em excesso e a chuva.
Casamentos de inverno comportam sempre custos acrescidos devido à maior necessidade de criar zonas de conforto aos convidados. No entanto oferecem uma certa “magia” e “mistério” que só o inverno traz consigo
“OFF SEASON”
Casar em Janeiro ou Março pode ajudar a reduzir o budget, mas será preciso estarem preparados para fazer sacrifícios noutras áreas.
Por exemplo, digamos que peônias são a vossa flor favorita. Dependendo da época do ano, pode ser difícil (se não impossível) encontrar certo tipo de flor a um preço que caiba no vosso orçamento.
Por outro lado muitos espaços em alturas “off season” encontram-se encerrados ou com os seus jardins mal tratados.
O mesmo conceito se aplica para casamentos à sexta-feira. Nem todos os fornecedores oferecem melhores condições por o casamento se realizar a uma sexta feira.
Por outro lado muitos dos convidados tem alguma dificuldade em se libertarem das suas obrigações profissionais para estarem presentes.
A Minha opinião : Pensem primeiro no que pretendem em termos de flores, decoração e espaços e se estão disponíveis para abdicar de algumas coisas. Por outro lado por vezes compensa investir um pouco mais na certeza de que todos os convidados possam partilhar este dia convosco.
FAÇAM UMA LISTA DA VOSSA IMAGINAÇÃO
Imaginem que o vosso dia do casamento chegou finalmente - o que vêm ?
Um exuberante jardim como pano de fundo para a vossa cerimônia ?
Um espaço palaciano para receberem os vossos convidados?
Montanhas cobertas de neve?
Mesas decoradas com centros repletos de flores?
Um dia mais descontraído e divertido?
A minha opinião : Escolherem o espaço em função essencialmente do que imaginam como “o vosso dia perfeito” é crucial para que se realize.
Ao contrário do que é comum em Portugal, evitem criar o dia em função do espaço que escolheram mas façam-no ao contrário. Decidam como gostariam de viver o vosso dia e depois seleccionem o espaço.
Irão ser surpreendidos por perceber que existe de facto o espaço que parece ter sido pensado para vocês.
Transmitam toda a vossa imaginação ao vosso Wedding Planner e “deixem-se surpreender” por espaços que nunca pensarem serem possiveis.
FOQUEM A DECISÃO NO QUE QUEREM QUE O VOSSO DIA REPRESENTE E COMO O RETRATAR
Existirá uma fase em que terão as potenciais datas reduzidas a um mês ou dois e é aí que tudo fica divertido!
Dentro dos meses que deixaram para o final , existem datas que são significativas para vocês como um casal ou como indivíduos?
Querem honrar um membro da família que não está mais vivo para se casarem no seu aniversário ?
Algum de vocês faz anos e querem celebrar esse dia em conjunto?
Existem datas que querem evitar?
A minha opinião : Para esta etapa, comecem por perguntar ao vosso parceiro se existe alguma data especial para ele/ela.
Pensem como casal se existe alguma data que gostassem de ver representada – por exemplo quando ficaram noivos ou quando se conheceram.
Algo pessoal e que redimensione o vosso dia para algo único e intimo.
NÃO SE APRESSEM
Quando um casal me pergunta se podemos planear o seu grande dia num curto espaço de tempo, eu digo sempre que tudo é possível. Mas pode haver áreas que terão que sacrificar . Por exemplo, um vestido de noiva sob encomenda pode demorar mais de um ano para criar.. Convites feitos à pressa podem não ficar exactamente como desejaram. “Aquele” Dj ou Banda que tanto queria nesse dia poderão ter já a agenda completa.
Acresce que o próprio staff necessário para colocar tudo em andamento e em prática, é obrigatoriamente maior o que comportará custos mais elevados.
A moral da história é ter certeza de que se dão tempo suficiente para planear as coisas que são verdadeiramente importantes.

A minha opinião : Como Wedding Planner , a minha vida está programada com antecedência – com casamentos já reservados para início de 2015 e 2016.- Isso dará tempo suficiente para trazer uma série de detalhes personalizados e deixar a minha criatividade juntamente com a dos noivos assumir completamente o processo! Iniciem esta etapa com tempo e tudo será “mais vosso” e por certo mais em conta.
PENSEM EM TODOS OS ASPECTOS DO CASAMENTO
Mantenham uma mente aberta para algumas datas . E se o local de sonho está reservado, ou o fotógrafo favorito está fora da cidade?
Melhor ainda, o que acontece com as pessoas importantes da vossa família e amigos? Irão querer certificar-se de que todos possam participar!
A minha opinião: escolham uma data que encontre todos estes pontos em comum. A vossa imaginação, o vosso desejo de um dia de sonho, a disponibilidade dos fornecedores que fazem questão de criar o vosso dia e não menos importante a presença de todos aqueles que vos são queridos.
No final todo este caminho levará a um dia magnifico, inesquecivel e “tão vosso”!
Por certo não é uma decisão fácil. Por isso façam-no com tempo.
Apoiem-se no vosso Wedding Planner para vos mostrar o caminho e as várias opções.
Ouçam os familiares e amigos mais próximos.
E quando menos esperarem terão..... “A Data Perfeita”
E nesse dia..... Sejam Felizes!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

NOIVA SEM STRESS

Posted Fevereiro 2014

O seu grande dia está à porta.
Provavelmente um dos dias mais importante da sua vida, um dia que irá lembrar para o resto da vida.
Como qualquer noiva, provavelmente está a começar a sentir a pressão e o stress desse momento.
Mesmo com a ajuda do seu Wedding Planner, entre a tomada de decisões, o encontrar o vestido perfeito, o envio de convites, a escolha de um local perfeito, e o responder a todo o mundo que não pára de a questionar sobre o grande dia, pode sentir que a sua cabeça está prestes a explodir.
Relaxar é urgente e necessário.
Lembre-se, o dia de hoje é sobre vocês. Então, respire fundo e tire algum tempo e deixe-se Relaxar.
Aqui ficam algumas dicas para a ajudar a fazer exactamente isso:
Delegue : Pode ser o seu grande dia, mas você não está sozinha! Ninguém consegue lidar ou fazer tudo sozinho, por isso não tenha medo de pedir ajuda. Aproveite a experiência e know-how do seu Wedding Planner. Conte com os amigos e a família para ajudar. Irá sentir-se mais centrada e os seus familiares e amigos vão adorar que se tenha lembrado deles para este dia tão especial para si.
Mergulhe na banheira : Nunca subestime o poder calmante de uma boa banheira. Um banho quente ajudará a relaxar a mente e o corpo . Os sais de banho ajudarão a suavizar e hidratar a pele e minimizar o stress .
Pratique Yoga : O Yoga é muito mais do que uma moda de celebridades. As suas práticas seculares são reconhecidas por melhorar a confiança e minimizar o stress , tensão e mau humor. Apenas uma hora de yoga pode ajudar a eliminar o stress
Inicie um Jornal ou Diário : Qual a melhor maneira para esquecer toda a ansiedade da sua mente e tensão do seu corpo do que colocar tudo isso em palavras no papel? Escrever um diário pode revelar-se um remédio calmante para toda a ansiedade. Melhor ainda - Manter um diário irá ajudá-la a documentar de forma permanente todos os pensamentos e sentimentos deste caminho até ao seu dia especial.
Telefone para casa / para um amigo : Tire um momento para falar com a sua família e amigos. Falar com as pessoas mais próximas e intimas de si irá fazer com que se sinta acarinhada e irá relembrar-lhe que existe muito mais do que o dia do seu casamento.
Viva momentos a dois : No processo de planeamento de um casamento, é fácil perder o contacto com o seu noivo. Esqueçam por momentos esse planeamento. Entreguem essa gestão ao vosso Wedding Planner e aproveitem o tempo. Façam programas a dois. Partilhem e vivam esses momentos sem as preocupações tão comuns num processo de casamento. Cultivem a vossa paixão e por certo o trajecto de planeamento do vosso casamento fará muito mais sentido.
Conte até 10 : Sempre que um problema se depare no caminho, ou uma decisão importante seja necessária lembre-se de respirar fundo e contar até 10. A forma mais rápida de errarmos é a precipitação nas decisões e reacções. Contar até 10 fará com que tudo se resolve da melhor forma e as decisões sejam tomadas em consciência e com a certeza de estar a tomar a decisão correcta.
Estas são pequenas dicas para que viva esta magnifica “viagem” da preparação do casamento de uma forma alegre, sem stress e sem ansiedade negativa.
Acima de tudo este dia “ é todo sobre vocês”! Aproveitem-nos da melhor forma e vivam-no em plena harmonia.
Este é o vosso dia!
"Make it Your Day! Your Way!"
Não stressem e....Sejam Felizes!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

CRIEM! INSPEREM-SE! NARREM

Posted January 2014

As nossas criações e a nossas estórias são o nosso legado e as memórias que deixamos para trás.
È isso que impulsiona os pintores a pintar, os músicos a criar música, os arquitectos a desenhar, os fotógrafos a fotografar o momento perfeito e todos os criadores a idealizarem o mundo e os momentos à sua maneira.
Tal como qualquer criador, um verdadeiro Wedding Planner idealiza cada casamento e cada momento à sua maneira, de forma a ir de encontro ao sonho de cada casal.
Quer seja consciente ou inconscientemente todos nós procuramos em algum momento da nossa vida esse legado de criatividade. Porque essa criação deixa-nos viver 2 vezes: no momento em que criamos e no momento em que a memória dos outros revê a nossa criação.
O Casamento pode ser um momento criativo em que a vossa identidade, a vossa “impressão digital” está presente.
Um legado de criatividade que pode ficar guardado na memória e que perdura para o futuro como algo marcante e inesquecível. Seja através de simples “flocos de memória”, de fotografias ou de meras lembranças o vosso dia passa a ser parte da estória de cada um dos convidados e um pouco do vosso legado de memórias.
Como qualquer criador “esqueçam” o mundo que vos rodeia por momentos e limitem-se a sonhar e a idealizar.....
No final terão criado...... “o vosso casamento perfeito”
Inspirem-se nas vossas raízes, nos vossos sonhos, nos gostos de cada um.
Porque a vossa criatividade será o vosso reflexo e no final todos se irão inspirar num dia criativo, diferente e que acima de tudo vos identifica.
Contem a vossa história à vossa maneira, sem limites, sem imposições, sem falsas tradições ou moralismos e sem limites impostos por quem nada sabe de vocês
Porque todos precisamos de estórias na nossa vida. E precisamos das ligações e conexões que existem em cada estória e em cada detalhe em que elas mergulham.
Mas para termos estórias temos de ter quem as conte......
Não estará na altura de todos nós aproveitarmos os dias e momentos que nos são importantes para criarmos e contarmos as nossas estórias?
Esta crónica inicia um novo percurso no meu blog.
Um percurso que visa dar-vos pequenas dicas e ideias para que a vossa criatividade seja uma realidade e o vosso dia seja único e inigualável.
Porque tudo se resume em CRIAR algo mágico.
Por isso CRIEM algo vosso, INSPIREM-SE na liberdade e NARREM a vossa estória.
Porque só assim terão um dia verdadeiramente vosso!
Rui Mota Pinto

CONSTANTE CHANGE

Posted December 2013

Tal como no final do 2013 Nova Iorque serve-me de palco para iniciar o ano de 2014.
No meio de toda esta informação, de novas tendências, e de constante mudança esta crónica é um pouco um balanço do ano que foi e do ano que se depara com novos desafios.
Vendo o ano que acabou não consigo deixar de sentir que estamos à beira de mudanças radicais.
Que olhamos mais profundamente para o mundo em que vivemos e nos perguntamos o porque das coisas serem como são.
No entanto nada mudou significativamente em 2013 ou mudou?
Não que as pessoas não se importem ou que aceitem as coisas como elas estão, mas talvez continuemos a fazer o que sempre fizemos: - Procuramos as coisas que nos fazem sentir bem e felizes e evitamos pensar no que nos faz sentir desconfortáveis, ou no que nos obrigam a ser e fazer.
E será isto errado?
Mas em certo ponto precisamos de nos preocupar com o que nos rodeia.
Em certo ponto precisamos descartar o que não funciona e construir algo melhor.
É algo que tenho vindo a pensar sobre o modelo de casamento em Portugal. Tão inflexível, tão igual, tão repetido e tão uniformizado.
O dia do casamento, pela importância que tem na vida de um casal, deve ser construído também da melhor forma e mais apropriada para a verdadeira felicidade de cada casal. Sem falsos moralismos, sem pretensas tradições, ou supostas "regras estabelecidas".
Será o nosso modelo atual de festa de casamento viável ou correto? Enquanto outros se renovam, se redefinem e se reinventam.
Não terá chegado a altura de repensarmos o modelo como todo e não só os seus intervenientes?
Por certo devemos perguntar: não poderão os noivos optar por diferentes tipos de festa? Será assim tão errado aproveitarmos novas visões? Teremos de repetidamente construir tudo igual semana após semana? Será uma ideia assim tão arrojada inovarmos mentalidades?
Ou existirão mais formas de incorporar novas realidades no nosso modelo, além das que me definem, que ainda não idealizei?
É algo para pensar durante o ano de 2014 juntamente com novos desafios que se deparam.
Deixo Nova Iorque com as saudades de quem deixa para trás a sua paixão.
Mas também com a alegria de regresso á minha Lisboa apaixonante e vibrante e que tantas memórias fantásticas e sucessos me tem oferecido.
Acima de tudo com ou sem alterações importa ser feliz.
Façam deste ano o vosso ano e a todos os casais que escolheram 2014 para o inicio de uma nova vida façam-na "à vossa maneira"
No final tudo se resume a um momento.... "Make It Unforgettable!


Rui Mota Pinto

WEDDING DREAM

Posted December 2013

Dream Your Wedding...
Break Traditions....
Inspire Your Thoughts..
Uma crónica será sempre uma crónica..
Mas a forma como a pensamos e sentimos depende do local onde a escrevemos.
Esta semana Nova Iorque serve-me de inspiração para a ultima crónica de 2013.
Na cidade do "American Dream" onde todos os sonhos parecem possiveis, e onde a tradição se mistura na perfeição com as novas tendências e com ideias diferentes e arrojadas, tudo parece ganhar um novo significado e pensar um casamento torna-se tão mais simples, tão mais desafiante e rivigorante.
Muito mais do que uma crónica de conselhos ou opiniões esta é uma crónica sobre um sonho, sobre o acreditar que tudo é possível e que nunca devem existir limites à realização dos nossos sonhos.
Rodeado por uma cidade plena de cor, alegria, animação e novas tendências chego ao final de 2013 com a certeza de que o dia do casamento tem de ser um dia onde o sonho não deve ter limites. Onde tudo deve ter o seu lugar, e onde a tradição tem de saber conviver com a diversão com a alegria e com o glamour.
Onde tudo deve acontecer com o único objectivo de se sentirem felizes e de oferecerem aos vossos convidados muito mais do que uma festa - uma experiência onde a cada momento somos surpreendidos e nos é "exigido" usar todos os nossos sentidos.
Glamour, aroma, paladar, animação e intimidade deverão ter sempre um lugar muito especial no vosso dia.
Mais do que uma questão de budget, de fornecedores, de data, local, numero de convidados e até de Wedding Planner, o vosso dia deve ser "all about you and your dream" !
Cada vez mais é preciso uma nova perspectiva, novas visões e a vontade de criar algo novo e diferente.
Algo que quebre as tradições e que seja pensado em função de um sonho, de um ideal e de uma paixão.
Para isso é preciso que noivos deixem cair tradições, fornecedores preocupações meramente comerciais e se dediquem ao que nos move a todos.... A paixão de realizar um sonho num dia.
Hoje ao sentir a imensidão de ideias que me atravessam a alma e a visão a cada segundo que passa, deixo a pergunta: porque se deixam os noivos limitar por tradições sem sentido e por fornecedores receosos de inovar?
2014 entrará como um ano de novos desafios, onde mais do que nunca será necessário ser diferente, ser único, e agarrar todos os momentos de felicidade como únicos.
"Dream Your Wedding....." e "Make It Happen"
Sejam felizes e que 2014 seja o ano de todos os vosso sonhos.
Votos de feliz Ano Novo
Rui Mota Pinto

MEMÓRIAS ETERNAS

Posted November 2013

Acredito que certos momentos que vivemos e partilhamos são eternos e ficam gravados na nossa memória para sempre.
O Casamento é um desses momentos.
Mas será que tudo o que vivemos nesse dia cabe na nossa memória?
As fotos e o vídeo de casamento são as recordações eternas que ficam registadas desse momento inesquecível.
A escolha do fotógrafo e do videografo assume assim uma importância enorme no processo do casamento.
Tenham como ponto de partida o pensamento que as fotos e o vídeo será o que fica para a história como registo real do vosso casamento. Algo que ultrapassa no tempo a memória ou as sensações que viveram no dia.
Esqueçam as tradições e o erradamente instituído, e optem por uma reportagem que siga o vosso espírito e que vos represente enquanto casal.
Que no fundo seja "a vossa fotografia"!
É importante começarem por definir que tipo de fotografia e vídeo pretendem.
Mais descontraída, mais formal, mais tradicional ou mais irreverente. Será crucial para que possam escolher o fotógrafo e o videografo certos para captar o vosso dia.
Escolham um fotógrafo e um videografo profissionais, que se dediquem exclusivamente á sua área de especialização.
Evitem serviços complementares de fotografia e vídeo feito pelas mesmas pessoas.
Um fotógrafo não é um videografo nem vice-versa.
Assim garantem um serviço de fotografia e um serviço de vídeo autónomos e de alta qualidade, onde podem personalizar cada detalhe, cada momento e adaptar a vossa visão à sensibilidade de cada um dos profissionais.
Optem por um serviço de vídeo que contemple um Clip dos melhores momentos do dia. Uma versão de 15 a 20 minutos do vosso casamento é a melhor forma de recordar e oferecer aos vossos convidados os melhores momentos do vosso dia, sem que o vídeo se torne demasiado longo e por vezes aborrecido.
Pensem na possibilidade de realizar uma sessão de StreetWedding alguns dias depois do casamento. Não existindo a preocupação de estragar o vestido ou fotos com os convidados, tudo se resume aos dois, a partilharem um momento descontraído e cúmplice, que permitirá fotos magníficas.
Sigam os conselhos da MakeUp Artist e optem por maquilhagem e pós com acabado mate.
As texturas oleosas podem provocar brilhos no filme fotográfico.
Pensar todos estes detalhes em conjunto com o vosso Wedding Planner permitirá que ao fim de muitos anos possam reviver o vosso dia em cada detalhe, em cada momento em cada sensação.
Só assim será possível que o vosso dia seja de facto inesquecível também no tempo.
Make It Your Day.....Your Way!
E guardem memórias Felizes.
Rui Mota Pinto

PORQUE PEQUENO SIGNIFICA MEMORÁVEL!

Posted November 2013

Se uma pequena cerimónia é muito mais o vosso estilo do que um grande casamento de 150 ou 200 pessoas,, existem inúmeras formas para que o vosso dia seja rico em memórias, momentos íntimos e inesquecíveis.
Com menos convidados presentes , irão por certo ter muito mais tempo para partilhar o vosso dia com todos, dando assim mais valor à presença de cada um nesse vosso dia tão especial..
Muitas noivas e noivos sentem no final do dia, que se perdeu uma oportunidade de partilhar cada momento com os convidados e de viver o dia em pleno, quando se trata de casamentos maiores!
Poucas pessoas significará por certo uma ambiente mais pessoal e intimista. Pensem por exemplo em ideias que permitem incorporar fotos dos noivos com seus convidados.
Estabeleçam um tema que seja muito pessoal para o casal e que por certo será partilhado e conhecido por todos os convidados, transformando assim o conceito em algo intimo e memorável para todos.
Escolham um local tão íntimo como a vossa cerimónia.
Tenham em mente o estilo , tema e ambiências que querem realizar e partilhar no casamento .
Um aspecto muito importante será a dimensão do espaço. Os vossos convidados devem estar sentados confortavelmente , mas um espaço muito grande irá dar uma sensação e olhar vazio.
Apostem na decoração para preencher esses espaços vazios e transformem o espaço em algo dinâmico, colorido e com diversos pontos de interesse e ambientes. Assim terão conforto para os convidados e diferentes ambiências que permitirão viver ao longo da festa diferentes "moods".
Ao contrário do que usualmente se pensa, e muitos pretendem "vender", um Grande Casamento não se mede pelo número de pessoas, mas por todas as sensações que provoca nos noivos e nos seus convidados.
Um Grande Casamento mede-se acima de tudo pela sua singularidade, exclusividade e por todas as memórias fantásticas que todos os participantes guardarão ao longo do tempo.
Viver este dia em pleno, intimamente com os vossos convidados, muitos ou poucos, é o melhor caminho para um Casamento Memorável.
Um Grande Casamento....é o Vosso Casamento....desde que pensado À Vossa Maneira!
Make It Your Day.....Your Way!
Com muitos ou poucos convidados acima de tudo.......
Sejam Felizes.....
Rui Mota Pinto

ACORDE OS SENTIDOS

Posted Outubro 2013

Eleve seu Espírito!
Estimule os seus sentidos!
Desperte o seu estilo!
Na altura em que um casal está totalmente focado na preparação do casamento com tudo o que isso envolve e com o stress que daí advém, é surpreendentemente fácil ficar desconectado do amor e relacionamento que vos levou até este momento tão memorável que é o Casamento.
É por isso que é tão importante para o casal encontrar o seu espaço e o seu tempo para relaxarem juntos e reconectarem-se.
Afinal, esta é a vossa história de amor.
Devem aproveitá-la em conjunto, esquecendo por momentos os fornecedores, os pormenores do casamento e demais "dores de cabeça" que esta altura sempre vos traz.
Entreguem essa gestão ao vosso Wedding Planner e aproveitem o tempo para abraçar esta oportunidade de se reconectarem e compartilharem momentos únicos a dois.
Lembrem-se - estão no mesmo barco , todo o caminho .
Todos estes momentos são sobre vocês, sobre a vossa história, sobre o vosso amor.
Mais do que um processo ou uma festa o Casamento é uma celebração de uma união e de uma paixão.
Aproveitem esta "viagem" até ao dia do Casamento para cultivar essa paixão, e tudo o resto fluirá com destino a um dia memorável.
Este é o vosso dia!
"Make it Your Day! Your Way!"
Aproveiten a vossa paixão e....Sejam Felizes!
Wedding Planner Rui Mota Pinto

SERÃO AS PAIXÕES TODAS IGUAIS?

Posted Outubro 2013

O pedido de casamento é um dos momentos mais emocionantes na vida de uma mulher.
Mas rapidamente os noivos se deparam com um evento muito especial e único para planear.
Com as novas tecnologias e o acesso quase ilimitado a informação, que nos chega de todos os lados e formas, tudo parece fácil.
Ementas pré definidas, espaços que, por si só, oferecem tudo pronto e decidido sem qualquer critério ou especialização, ideias pré fabricadas e repetidas semanalmente, levam os noivos a perder a essência do casamento - a paixão que os une.
Serão as paixões todas iguais?
Apaixonamo-nos todos da mesma forma?
Então qual a razão para que todos os casamentos sejam iguais?
O momento em que um casal inicia a preparação do seu casamento é um momento decisivo.
Criar um evento único e pensado exclusivamente para os noivos, para cada paixão é essencial para que o vosso casamento vos represente. Para que possam viver e partilhar o vosso amor durante o dia com os vossos familiares e amigos.
Torna-se urgente Parar, Recuar e Pensar! - não no que a internet, os espaços ou mais diversos fornecedores apresentam como solução igual para todos, mas nas razões que levaram a que se apaixonassem.
Nos motivos para quererem partilhar uma vida em conjunto.
Coloquem o lado emocional como base criativa de um evento e de um dia que deve ser só vosso.
Um momento inesquecível, criado em função de cada um, da vossa história de amor e que não se possa repetir.
Um dia que festeja a singularidade da vossa paixão. Este e o vosso dia!
"Make it Your Day! Your Way!"
A figura de um WeddingPlanner torna-se vital.
Alguém que partilhe a vossa paixão e crie o vosso dia pensando exclusivamente em vocês.
Um dia único, irrepetível e que só poderia ser idealizado com vocês e para vocês.
Porque de facto as paixões são todas diferentes!!!
Assim deverão ser os casamentos!!!
No final este é o vosso dia....
Sejam Únicos... Sejam Vocês Próprios... Sejam Felizes!!!
Wedding PLanner Rui Mota Pinto